Turismo no Paraná cresce 13,7% no primeiro trimestre

O setor de turismo no Paraná cresceu 13,7% nos primeiros 4 meses deste 12 meses, na comparação com igual intervalo em 2022. É o segundo maior avanço do país, atrás apenas de Minas Gerais (20,4%). A quantidade superou o resultado nacional de 8,4%. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), lançada nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em abril, o Paraná registrou uma alta de 3,6% na comparação com o mesmo mês de 2022. Enquanto na média nacional o aumento foi de apenas 1,4% na comparação com o mesmo mês dos 12 meses anteriores.

Junto com o Paraná, outros estados também registraram avanços no setor de turismo no mesmo mês, como São Paulo (3,6%), Minas Gerais (10,1%), Rio Grande do Sul (1,1%) e Ceará (0,1%). dois%). De acordo com o IBGE, essa melhora foi impulsionada pelos segmentos de locadoras de veículos, restaurantes, resorts, empresas de viagens, transporte rodoviário coletivo de passageiros e empresas de alimentação.

Na variação acumulada nos últimos 12 meses, o Paraná registrou um avanço de 19,9%, a maior eficiência efetiva da região Sul. O Rio Grande do Sul teve 18,6% e Santa Catarina 19,8%.

De acordo com o economista César Bergo, o Paraná é o quarto estado com o melhor Produto Interno Bruto (PIB) do país e tem a sexta maior renda per capita. Posteriormente, o comércio e o comércio são robustos, principalmente na fase do turismo.

O economista César Bergo destaca as fascinantes opções de turismo no Paraná. “Tem um lado puro como as Cataratas do Iguaçu e vários pontos turísticos, inclusive pela geologia, que atrai bastante turismo. Mas o que se destaca no estado é a infraestrutura de pousadas, a construção de serviços, as grandes cidades paranaenses, com destaque para Curitiba, que é praticamente o ícone nacional em termos de cidade.”

As Cataratas do Iguaçu registraram recorde de visitação em abril, recebendo cerca de 150 mil veranistas. Além disso, os modelos de conservação do estado do Paraná tiveram um grande aumento no número de visitantes, quase dobrando entre janeiro e abril, em comparação com os mesmos meses dos 12 meses anteriores, totalizando mais de 209 mil visitantes nesse período.

Para o economista, o importante é que houve, de fato, um crescimento de seu serviço completo de pousadas e restaurantes, que oferecem uma base fascinante para o turismo. “O aeroporto de Curitiba, Afonso Pena, é um destaque nacional que vem crescendo voos em todo o mundo”, acrescenta.

De acordo com Bergo, o Paraná apresenta boas perspectivas de evolução futura, não só no setor financeiro, mas também no turismo.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x