Vendas no varejo cresceram 3,8% em janeiro de 2023

Vendas no varejo cresceram 3,8% em janeiro de 2023
A quantidade bruta de vendas do comércio varejista aumentou 3,8% em janeiro de 2023 na comparação com dezembro de 2022. Pelo conhecimento do IBGE, essa foi a melhor variação para o mês desde o início da arrecadação histórica, em 2000.

Com isso, o repasse trimestral comum para o varejo foi de 0,1% no resultado do trimestre de janeiro. Na comparação com janeiro de 2022, as vendas brutas do comércio varejista cresceram 2,6%, sexta alta consecutiva. O índice acumulado em 12 meses (1,3%) superou o de dezembro (1,0%).

Economista e educador financeiro Alexandre Arci explica que o ano de 2023 traz uma situação otimista para o comércio, principalmente para os varejistas.

“O ano de 2023 traz uma situação mais positiva para todo o comércio varejista. Entre os muitos elementos que contribuem para as perspectivas do setor está uma inflação extra administrada e, principalmente, uma noção de que nas próximas conferências do Copom há uma boa tendência de queda da taxa Selic”, analisou Arci

Para o professor de Economia do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Newton Ferreira, porém, os impactos no sistema financeiro dependerão de ajustes na política. “Se por acaso, essa mudança na cobertura financeira ocorrer como as novas autoridades identificaram, isso pode ter um efeito positivo no sistema financeiro, aumentando o emprego e os rendimentos. Mas ainda depende de dois elementos elementares, que são a redução da taxa básica de juros e também o aumento da massa salarial com a retomada do nível de emprego”, destacou.

“Os impactos são excelentes, porque cada vez que o setor terciário, que é o setor de comércio, mostra progresso, puxa o primeiro e o secundário. Então, basicamente, a principal cadeia produtiva que recebe o impacto é o comércio”, acrescentou Ferreira

The states that registered probably the most enhance had been Espírito Santo 8.8%, Tocantins 8.7%, Roraima 7.4%, Federal District 7.1%, Piauí 7.1% and Maranhão 7.0%. The most important casualties had been in Mato Grosso with -1.7%, Amapá -1.6%, Paraíba -1.1% and Mato Grosso do Sul -0.8%.

Assim como, os setores que mais contribuíram para esse aumento foram materiais, vestuário e calçados. E o que menos contribuiu foi o setor farmacêutico.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x